Vote com consciência!


Sempre que ligamos a TV vemos novos casos de corrupção e em algumas partes a culpa é de alguns eleitores que fazem mal uso desse direito conquistado com tanta luta. Ou algumas pessoas ainda acham que alguém que tem a cara de pau de comprar votos para se eleger não será capaz de roubar os cofres públicos? Segundo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), custo da corrupção para o desenvolvimento do Brasil é de R$ 83 bilhões por ano. Imaginem quantas praças, hospitais, quantos profissionais poderiam ser contratados com todo esse dinheiro.

De quatro em quatro anos ocorrem eleições, ou para vereadores e prefeito ou para deputados, senadores, governador e presidente. Este ano, devemos eleger um novo Prefeito e os vereadores que irão compor nossa Câmara Legislativa.


Para votar é muito simples: cinco dígitos para vereadores e dois dígitos para prefeito. Mas até chegar ai, você tem que analisar bastante as propostas daqueles que irão representar você e todas as pessoas da sua cidade seja na Câmara Municipal ou na Prefeitura. Essa é a primeira eleição em que a Lei da Ficha Limpa é aplicada. Ela representa um enorme avanço para a democracia brasileira, estabelece novos paradigmas para a sociedade, porém, para ser posta efetivamente em prática a sociedade tem um papel fundamental e se torna um dos principais fiscalizadores desse processo. Apesar de diversas candidaturas terem sido barradas, muitos candidatos tentam burlar o sistema.

O site FichaLimpa.org.br dá algumas dicas que podem ajudar você a reconhecer um bom candidato:

1.Qual a história de vida do(a) candidato(a) no que se refere à sua atuação social? Quando e em que nível ele(a) já esteve dedicado a alguma ação de interesse público?
2.O(a) candidato(a) responde a algum processo na justiça? De que tipo? E o grupo que o(a) acompanha?
3.Quais são as principais linhas programáticas de seu partido? Quais suas figuras públicas mais conhecidas e seus valores ético-políticos?
4.O(a) candidato(a) tem histórico de contas rejeitadas por irregularidades pelo TCU – Tribunal de Contas da União? Confira!
5.Como o(a) candidato(a) considera os servidores públicos, sem os quais não administra, e que relação pretende ter com eles, subordinada ao dever maior de sempre a servir à população?
6.Como o(a) candidato(a) se posiciona em relação aos recorrentes escândalos nacionais de corrupção, e que papel seu partido tem no combate a esses crimes e aos políticos que os cometem?
7.Quem está financiando a campanha eleitoral do(a) candidato(a), e com que objetivos, considerando que, em geral, empresas não fazem ‘doações’ e sim investimentos? Ainda não sabe? Confira!
8.Como o(a) candidato(a) está desenvolvendo sua campanha: pelo convencimento através de ideias, projetos e causas, buscando o voto de opinião, ou na base da compra de votos, da promessa de emprego, distribuição de cestas básicas, vaga na escola, leito em hospital e outras formas do crime de captação de sufrágio?
9.Quais as propostas concretas do(a) candidato(a) para as políticas públicas mais importantes na cidade, os recursos e as maneiras de implementá-las?
10.Como o(a) candidato(a) considera o povo de quem busca o apoio: como massa de manobra, tola, a ser dirigida, ou como cidadania ativa, cuja consciência, informação e participação permanente deve se estimular?


Veja se o seu candidato é ou não Ficha Limpa acessando o site do TSE: clique aqui

Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.